sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Fedorentas

Para aqueles que não conhecem a tal bolbosa fedorenta. Reparem na rara beleza! Não é de ter receio pois ela só cheira mal quando nós aproximamos o nariz junto dela. Ela também é preciosa , pois ajuda-nos a despistar certos insectos, tais como:- moscas, mosquitos, varejas entre outros. Vão ver que não se arrependerão de as possuirem.

9 comentários:

amigona avó e a neta princesa disse...

Tenho que conhecer!Vi num comentário que usa, como eu, a compostagem...havemos defalar disso!
Hoje também falo de flores...beijo e bom feriado...

Paúl dos Patudos disse...

Parece mesmo uma planta que o meu pai tem lá no quintal. Cresceu lá à solta e veio para ficar
Abraço
Ana Patudos

greentea disse...

diz-me se é a mesma q afasta as toupeiras ?

o cheiro é de facto horrrrrrrrrroroso mas as toupeiras vão-se embora
mas os meus ca~es tb as afastam !

abraço

Nelio disse...

Mas que engraçadas as fedorentas,tem uma cor invulgar,a Cris e a Anete ainda devem estar á espera das suas florirem....

anete joaquim disse...

João, olhe que a planta que tenho ali fora não se parece nada com essa. Será que houve engano? Seu ou meu? A ver vamos o que dali sai.
Há pouco andei a apanhar anonas e a pensar em si. Quando é que chega à Madeira? Isto aqui está lindo, com a cidade toda prontinha para o fazer matar saudades do Natal na sua terra. Cá vos espero. Enquanto isso, fui matando um pouco as vossas saudades, com algumas fotos da cidade.
bjs e bom domingo. Estou bem.

Espaço do João disse...

Amigona avó e a neta princesa.
Quando se tem espaço, nada é mais fácil. Fazemos um género de tanque em tijolo ou blocos com cerca de 50 cm de profundidade, mas sem fundo, isto é, o fundo é a tópria terra. Depois é lançar lá para dentro todos os resíduos da cozinha, folhas , ervas, papel depois de desfeito em água, o corte da relva; tudo que seja biodegradável. Temos que ter todos estes componentes sempre húmidos. Todas as minhocas que se encontrar devemos metê-las lá dentro pois reproduzem-se com muita facilidade. Deixemos elas trabalharem e, se o local começar a cheirar mal, cobre-se com um pouco de terra. Eu deixo sempre de um ano para outro e,quando preciso de algum humus afasto a camada superior retiro o que preciso, passo por uma rede de modo a recuperar as minhocas e volto a tapá-las novamente. Entretanto se suscitar alguma dúvida , cá estamos. Um beijo João.

Ana patudos.
Estas plantas não são fáceis de encontrar. As primeiras folhas paresem as folhas dos jarros, depois, vãi crescendo um caule e, quando atinge cerca de 50 cm, desabrocha a flor. Ela só é fedorenta se a formos cheirar como se fosse uma rosa por ex. Ao passarmos por ela nem nos apercebemos do odor. Abraço João.

Greentea.
A resposta ao teu comentário é a mesma que dei para a Ana. Não sei se afastam as toupeiras. Só meapercebi de seu cheiro quando aproximei o nariz. Abraço João.

Nélio e Anete.
As primeiras folhas são parecidas com as dos jarros depois cresce um caule e somente no fim aparece a flor. Palavra de quem as viu... Não é nenhuma patifaria e suas flores só abrirão lá para Abril, Maio ou junho. Quando as publiquei pela 1ª vêz estavam no auge.As que tenho em casa estão na mesma, parecem folhas de jarros. Abraços e beijos João. Querida mana, não pense que se livra de mim, tenho que comer uma anoninha mesmo que seja pequenina e a minha jóia também, meu netito dispensa .

Rose disse...

Tenha um ótimo fim de semana, cheio de alegrias e paz... beijos.

MEHC disse...

Se ela é boa para afastar mosquitos, então dava um geitão aqui na nossa Ilha...
Abraço, amigo. A sua sabedoria nessa área é inesgotável!

Rubens disse...

Olá João!
Eu ainda nunca ví essa planta não...
mas deve ser mesmo muito bonita e aproveitada,pois se tivesse uma por aqui eu adoraria adquirir,pois esse verão tá MUITO quente,e com muitos incetos,principalmente mosquitos.
Pena que moro em apartamento,não tenho como plantar...
Um grande abraço.