
Sua casa está quase reconstruida. Só quem acompanha diáriamente sua construção poderá dar o valor a estes seres. Alimentam-se de insectos em pleno voo e só pousam no chão para apanhar lama e paquenas fibras com que fortificam suas casas. Dentro em pouco começa o choco e, pouco se importam que passemos ou abramos a porta que está à altura duma pessoa. Fazem duas a três posturas e, por volta dos fins de Outubro reúnem-se para viajarem para outras paragens mais quentes. Se não morrerem pelo caminho, no ano seguinte alegram-nos com sua nova visita.
9 comentários:
OLá, tudo bem?
Aquela casinha ali é de João de barro é?
as andorinhas já regressaram há muito, por aqui há mais de quinze dias - dão grandes voos de reconhecimento pelo quintal mas não fazem ninho por aqui. Mas numa outra casa onde morei há anos faziam-no no alpendre mesmo por cima da porta principal. Lembro q evitávamos sair por lá e nem a luz se acendia para as deixar sossegadas ...
beijinhos
Que gracinha!!!
Sou encantada com esseas criaturas, aqui elas sabem fazer o verão,ás tardes elas enfeitam o céu com suas lindas acrobacias.
Elas gostaram do cantinho, heim?
Como vai vc, meu querido amigo?
Adoro ler os e-mails que me envia sempre...Obrigada.
JÁ RECEBEU ALGUM EMAIL ENVIADO POR MIM?
Querida amiga sahmany.
Já estive no Brasil, conheço o pássaro chamado de João de Barro. Este não é o mesmo , muito embora faça seu ninho com barro e outas matérias para consolidação. Enquanto o João de Barro deixa uma janela para entrada e saída, este fica com a parte superior toda aberta e,só faz o ninho debaixo dos beirais. Há diversas espécies de andorinhas. Umas são totalmente negras, outras teem somente o papo branco e ainda outras como estas teem o papo castanho.As Negras, são mais selvagens e não se aproximam do povoado, fazendo seus ninhos nas fendas rochosas. O João de barro fica sempre à porta a guardar sua fêmea, certo? Abraços João.
Chegaram para noivar e alegram os nossos ares. Costumam regressar à mesma casinha e reiniciam a sua reconstrução porque normalmente o Inverno faz danos.
Depois é chocar os ovinhos e esperar os seus filhotes.
Lindo!
Beijinhosssss
Também adoro andorinhas...são uma das boas memórias da minha infância.
Agradeço este momento tão terno.
Abraço.
Joãããããoooooo! Estou aqui, cheiinha de trabalho. Amanhã à noite volto mas depois talvez mergulhe novamente. Eu sou uma menina do mar, não preciso de submarino.
Beijinhosssssss
Gostava tanto que me visitassem, ms até agora - NADA! Beijos João...
Postar um comentário