segunda-feira, 3 de março de 2008

Carocha ovo de passarinho

Este arbusto encontra-se na Madeira.Foi de lá que trouxe uma plantinha. Não sei seu nome genérico. A sua folha é perene. Começa agora a dar flor e prolonga-se por vários meses. Tem um perfume inebriante que se propaga a alguns metros de distância. Agradeço a quem souber seu nome genérico e sua origem me ilucide. Ficarei agradecido.

3 comentários:

Benó disse...

A flôr faz-me lembrar a magnólea que está agora florida mas não tem folhas e tem também um agradável e suave perfume. Mas não posso ser útil indicando o nome do arbusto que mostra.
Talvez alguém da Madeira possa ajudá-lo.
Felicidades.

anete joaquim disse...

Ai, joão, onde é que arranjaste o raminho? Nunca vi esta planta. Pode ser que o nélio saiba.
bjs

Espaço do João disse...

Qerida mana .
Foi a ninha sobrinha que trabalha na E.C.M. que me enviou uma muda muito pequenina, adquirida através dum amigo que trabalha no jardim biotanico.Custou muito a agarrar-se ao terreno muito embora já tivesse raíses.Sua flor exala um perfume inebriante e, logo que as pétalas caiem, é o continuar do ramo. Há duas espécies diferentes mas o aroma e propagação são muito semelhantes. Há uma senhora que tem a outra espécie e diz-me que é deste arbusto que se tira o pau de canela. Claro o pau não é nada mais que a casca. Ainda vou perguntar novamente à minha sobrinha o seu nome genérico. Eu tinha numa pasta quando o disco rígido do computador se avariou e, perdi tudo que lá estava. Espero de ti , um belo fim de semana bem como para todos os teus . Beijos João