terça-feira, 20 de maio de 2008

Phytolacca dioica

Não é a maior árvore da madeira! Há um eucalipto que tem seu maior porte mas, como tronco rente ao solo esta phytolacca dioica, cujo nome vulgar chama-se Bela sombra , da família das filocáceas e originária da América do sul é sem sombra de dúvidas o maior tronco existente ao nível do solo na ilha da Madeira. Reparem na sua base, é espectacular. Seu tronco já ultrapassa o próprio passeio e, encontra-se no jardim municipal do Funchal.

7 comentários:

ameixa seca disse...

Fantástico. Nunca vi nada igual...

Rose disse...

Sou encantada com esse efeito das raízes .
Que enorme essa, heim???

São disse...

Incrível, não?
Tudo de bom, meu amigo.

Jay Dee disse...

Assustador lol

biabisa disse...

Não o conheço, mas desde que entrou em mim, pelo blog, apeteceu-me conhecê-lo mais, naquilo que aqui faz. Estive em Março na Madeira, adorei... e adoro a graça do vosso GRANDE Presidente. Ah amigo! Que se houvesse muitos desses ... E apareça mais. Tenho lá um pouco da ilha do Ronaldo.

Bichodeconta disse...

No Alentejo conheço árvores centenárias que são espécies protegidas..Algumas delas tem troncos enormes, mas há pouco tempo, vi no jardim da Estrela uma árvore fenomenal com um tronco parecido com esse. Que maravilha.. Um abraço, ell

São disse...

Este tronco já deveria existir decerto quando visitei a Madeira em 1975, só que não o recordo.
E com Jardim lá e a memória da frieza com que fui recebida não me permitem regressar, além de que muito mundo me aguarda ainda.
Beijinhos.