domingo, 24 de agosto de 2008

Figos de pita

Na Madeira, chamam de tabaibos. Nós por cá chamamos de figos de pita. Por estas paragens há muitos mas, normalmente servem para dar aos porcos. Na Madeira é um fruto caro e, muito apreciado. Somente as cascas são dadas a comer aos porcos. Gostava de saber seu nome genérico e, donde é sua procedência.

8 comentários:

f@ disse...

Olá Joãp..
Aqui neste post um figo que pica... este eu nem conhecia... mas é mto bonito...
bj das nuvens

Pascoalita disse...

Olá :)

Só há dias soube que se chamavam "figos" e que se comem.

Um dia ainda quero provar

goreti disse...

Muito gostoso esse figo, aqui no Brasil se chama figo da India, na Ilha Tabaibos, muitas vezes fiquei com as mãos cheias de espinhos, um sufoco pra tirar!

Espaço do João disse...

Querida Goreti.
Fui verificar se tinhas blog . Como não vejo outra maneira de te agradecer, faço através do meu espaço. Então? És da ilha ou de onde? Cria o teu espaço, não custa muito e poderás adquirir com esse gesto muitos amigos e, quem sabe, até conhecimentos. Manda teu e-mail para" jsousa41@gmail.com" e depois teremos novas oportunidades. Um jinho João

Elvira Carvalho disse...

Na Seca havia muitos. Dão óptimo xarope para a tosse.
Um abraço

xistosa, josé torres disse...

Nasci no Porto, mas vivi, em miúdo em Castelo Branco, onde comi dezenas de figos da piteira, ou figueira do diabo.

Há uns anos, drogaram-me e meteram-me num avião, (que eu tenho medo de voar, porque não sei mesmo e os meus pais fizeram-me sem asas) e fui até ao Porto Santo, foi no ano que ardeu o Chiado.
Passei lá 30 dias, em casa dum amigo, colega e parceiro de ténis, cá do burgo - Porto)
Matei a fame que me assolava desde pequeno, de "tabaibos".
Ainda consegui uma garrafa de aguardente de tabaibo.

É que colecciono bebidas engarrafadas ...

As folhas, para além das aplicações medicinais que os antigos lhe atribuiam, serviam para coças as costas aos nossos inimigos ... de brincadeiras ...

INTÉ!!!

Laura disse...

rapaz joão, cheia de andar pelo mundo pelas cidades e matas, e é a primeira vez que dou com semelhante imagem... adoraria provar ja que dizes que auqi nem lhes ligam, olha que sendod e cacto pode ter coisas boas para doenças, curas disto ou daquilo...e os porcos agradecem ter na sua alimentação estes figuinhos, claro... Bonita lição pra eu aprender. Beijinho.

Maria Silva disse...

No sul de Itália são muito apreciados e utilizados na alimentação