sexta-feira, 4 de junho de 2010

Voltaram de novo


Após fazerem uma criação, voltaram de novo ao mesmo sítio.No entanto os primeiros filhotes ficam á noite com os pais. Os pais já têem novos ovos e continuam a alimentar ainda os novatos. É a segunda criação até irem para novas paragens, quando o tempo arrefecer.Juntam-se em grande quantidade e, só regressam nas proximidades da Primavera.

6 comentários:

lis disse...

E foi consentido seu ninho em local bem impróprio hem?
mas que fazer ?
Já pensou que decepçao se voltassem e voce tivesse derrubado o ninho deles? rs
abraços João

Espaço do João disse...

Nunca faria uma coisa dessas sabendo de antemão que fazem sempte duas criações antes da imigração. Ele já lá está há 4 anos. Lá ficará até ao próximo ano.É lindo vê-las regressar e, depois habituan-se tanto a nós que se tornam familiares. Seus filhotes enquanto pequenos deixam-se pegar mas, se eus pais nos vêem desatam numa gritaria e aparecem logo algumas dezenas ao nosso redor até que saiámos do local.

Quanto as restantes paisagens são pastos de forragens para o gado, ficam os terrenos em pousio durante um ano e, depois levará semeadura de trigo.Esclarecida? Bom fim de semana. Um abraço João

analuciana disse...

João, parabéns por ter sido escolhido por elas para abrigar o ninho!!!!

MEHC disse...

As andorinhas são lindas. Na minha infância tinhamos um ninho como esse, e quando elas voltavam era uma alegria.Tempos depois nasciam os pequenotes q piavam a pedir comida mostrando as suas pequenas guelas amarelas.A minha Mãe achava q era bom sinal escolherem a nossa casa.

Unknown disse...

Olá! Muito obrigado pelo seu comentario no meu blog, ainda bem que gostou! Fico contente. Eu adoro reciclar tudo e realmente a crise afecta-nos a todos.
Quanto as andorinhas... eu acho-as lindas a esvoaçar e alimentar os filhotes, mas é preciso sujarem-me o telheiro todo!!???? É que é todos os dias!!!! Lol, já pensei arrranjar um ninho dos passarinhos e pendurar numa romanzeira pequena que tenho... mas não ia adiantar.

Hazel Evangelista disse...

Ah, que ternura este ninho de andorinhas. As andorinhas são pássaros muito delicados, porém resistentes. Percorrem grandes distâncias. Bem, o João sabe isso tão bem ou melhor que eu.

É uma beleza ver as suas criazinhas a espreitar-nos do ninho, não é?

Eu costumo comprar pacotes de trinca de arroz e espalho na janela para a passarada.
Como aqui em casa nada se desperdiça, até as migalhas que ficam na tábua de cortar o pão vão para a janela.

Abraço!
Obrigada por ter assinado a petição.