sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pinheiro morto pelo Nemátodo


Este pinheiro, foi morto plo chamado Nemátodo do Pinheiro. O nemátodo , é um insecto que foi importado em madeiras vindas do exterior e, descarregadas no Porto de Setúbal. Quando a Direção Geral das Florestas tomou conhecimento desta doença, proibiu a circulação de madeiras para as celuloses e para a indústria de mobiliário e afins , para o Norte do país. No entanto a doença propagou-se como fogo. Hoje, a sua presença vai de Sul a Norte do País, correndo-se o risco de ficarmos sem pinhal. O abate das árvores infestadas, faz-se entre os meses de novembro a maio, pois o incecto voador, eclode a partir desse mês o que se torna ineficaz o abate nos meses subsequentes. Se repararmos com atenção, ainda se encontram algumas ramagens com alguma coloração de verde.

3 comentários:

M. disse...

Aposto que o libertaram, apesar de apanhado em flagrante...

Unknown disse...

Um aparte amigo João, o "Nemátodo" Não é um insecto! é um verme microscópico que usa como vector de propagação o "caruncho"
"O que é o Nemátodo da Madeira do Pinheiro?
O Nemátodo da Madeira do Pinheiro NMP), cujo nome científico é Bursaphelenchus xylophilus, é
um verme microscópico que mede menos de 1,5mm de comprimento, sendo considerado um
dos organismos patogénicos mais perigosos para as coníferas a nível mundial, pois é o
agente causal da doença da murchidão dos pinheiros, originando a morte das árvores afectadas."
Esta praga faz me lembrar a "varroa", uma praga para as Abelhas onde a responsabilidade da mesma acontecer é humana, importar material vegetal e animal sem controlo sanitário nunca deveria de ser feito!
Infelizmente ambas as pragas já estão na ilha da Madeira

Espaço do João disse...

Agradeço a informação do amigo João Gomes, sobre o nemátodo do pinheiro.
Como via os pinheiros nesta situação e, os que cortei encontravam-se assim e, sei que estas larvas se transformam em escaravelhos, daí a presupor o tão nefasto nemátodo.
Os meus cinceros agradecimentos.