domingo, 18 de setembro de 2011

Loendro

Esta espécie formosa mas perigosa, está num canteiro da via pública , mesmo em frente à minha casa.

8 comentários:

Lucia disse...

Porquê perigosa? Também os tenho lá pelo Alentejo e desconheço alguma perigosidade...se puder explicar, agradeço.

Fatyly disse...

Lucia
Lá também é conhecida pela "espirradeira", tem como princípios activos a oleandrina e a neriantina, substâncias extraordinariamente tóxicas.

Basta que seja ingerida uma folha para matar um homem, no entanto 99,9% provoca vômitos de imediato evitando o desfecho fatal.

Cães e gatos não fazem o habitual xixi nem ques o Loendro/espirradeira esteja na via pública...porque de burros não têem nada:):):)

Também os seus troncos secos JAMAIS devem ser usados como espetos ou até mesmo para atear foguareiros e respectivos grelhados e churrascos! Numa lareira (não daquelas abertas)...não tem qualquer perigo em ser usada como lenha...mas nunca se sabe e eu não tenho lareiras!

Tocar, apanhar as flores nada de grave...mas depois há que lavar bem as mãos...o que numa criança é sempre mais dificil:):)

Lucia disse...

Imagina! Não há dúvida...estamos sempre a aprender.
Obrigada pela explicação.

Espaço do João disse...

Pois muito bem, além das substancias comentadas pela Fatyly, esta árvore ainda produz a cevadilha, substancia perigosíssima usada para fins anti-insecticidas . Se reparar-mos bem,somente o pulgão verde ataca seus ramos e, nenhum outro insecto voador pousa sobre suas flores.
Consta que um antigo rei , queria um jardim com todas as espécies de flores e, como recompensa, recebeu um frasco de mel e, um ramo de loendro. Daí verificar-se que suas flores não são visitadas pelas abelhas.

Fatyly disse...

João
Mas atenção que há medicamentos feitos com a seiva do Loendro...agora não me recordo em que produto e para quê...mas claro devidamente testado e vendido em farmácias.

Fatyly disse...

João
Deverias pôr aqui o comentário que deixaste no meu...sobre o medicamento loll

Quanto ao ter apagado o comentário, era o mesmo, mas com a devida correcção dos erros ortográficos que mereciam palmatória loll

Beijocas pá

Isabel Soares disse...

Estou tentada, João. Eu gosto de medronhos e acho esse quintal um pedaço do paraíso.

Espaço do João disse...

O loendro ou Cevadilha, é uma árvore de flores muito variadas e bonitas.
O seu inconveniente é ser altamente tóxica.
Da sua seiva se extrai a chamada tintura de cevadilha entre outros productos químicos. A tintura de cevadilha, era um producto antigamente usado para o combate a detreminadas pragas, entre elas o chamado " piolho de púbis " mais conhecido por "chato". Insecto esse que atacava o ser humano com falta de higiene e, alojava-se principalmente na região pubiana e nas partes onde havia pelos, chegando a afectar as sobrancelhas.Como sua toxidade era enorme e, segundo investigações provocava câncer tal como o DDT, foi retirado do mercado.
Aqui fica mais um pequeno e fraco esclarecimento.