sábado, 24 de novembro de 2007

O Natal está a chegar


Aqui está o prenúncio do natal. Estas pulchérrimas assim o dizem. Vejam como estão lindas, só espero que as geadas as poupem. Normalmente, nuncam chegam ao natal. Certos anos ficam queimadas até ao tronco, mas como diz o ditado: "ande o frio por onde andar, no Natal há-de chegar". Hoje, já estamos de lareira acesa e a esta hora no exterior já temos 5 º Celcius.


Então? Gostam destes carapeteiros? Na via rápida que liga as cidades de Vila Nova de Santo André a Sines está pejada delas e, quando estão nesta fase é um encanto. Encontrámo-las entre os separadores da via e, de várias cores. Agora digam: que os cubanos não teem coisas bonitas.
Nota:- "Cubanos é como os continentais são conhecidos na Madeira" não sei bem porquê.
Reparem esta beleza. Para a próxima postagem mostrar-vos-ei outras lembranças de Natal. Tirei muitas fotografias hoje para vos deliciar e convidar um passeio por esta também bonita terra.

11 comentários:

Rubens disse...

Olá João!
Belas fotos!
Estou curioso para ver suas próximas postagens!
Um abraço.

greentea disse...

Havia lindas em África mas aqui nunca as consegui ter, por vezes compro alguma envazada por esta época mas acabam por morrer ou talvez seja eu que cada vez estou mais descrente destes natais de agora engalanados e iluminados demais por essas ruas fora para chamar à compra das prendinhas, por vezes tão cheias de hipocrisia e no outro lado , por detrás do pano estão aqueles que nem têm para comer nem para se abrigar nem quem lhes dê um pouco de ternura ou um sorriso.
um beijo para ti

Rose disse...

é, jOÃO. AQUI É MUITO PROCURADO ESSE BICO DE PAPAGAIO VERMELHA, SÃO LINDAS E SÃO A CARA DO NATAL. Tenho algumas de veludo na minha árvore de natal, logo mostrarei...

Rose disse...

Em tempo.
Aqui não conhecemos essa temperatura, no mínimo em BH chega aos 14 °c , de madrugada , no inverno.Esses 5° c somente conheço quando abro o freezer...ahahahahah.
Não fique achando que é zombaria da minha parte, muito menos ironia, estou dissendo o que penso, tudo no bom humor, pois te adoro.

Espaço do João disse...

Seu nome próprio é "pulcherrima", de papagaio somente um pouco da sua cor hehehe. Papai joão

Rose disse...

Muito engraçadinho...
Não memorizei o nome, só conhecia pelo apelido.Ela é toxica devido ao sumo leitoso ue tem????

anete joaquim disse...

João
Cubanos foi a designação dada na Madeira aos continentais, mais precisamente aos de Lisboa, após o 25 de Abril e isto porque, aqui na Madeira, eram considerados de esquerda. Logo, de Cuba! Isto foi na altura do Vasco Gonçalves e a alcunha ficou.
Quanto às suas "árvores de Natal" são bem lindas, nomeadamente a da via rápida.
um beijão

Espaço do João disse...

Querida Rose.
A pulcherrima, é uma planta decorativa e, somente sua seiva é tóxica se a comermos. Tem uma curiosidade:- propaga-se por estaca mas, não gosta de temperaturas baixas. Como é uma planta cuja seiva se esvai com muita facilidade deve mergulhar-se em água a fever cerca de 1 cm. de sua estaca e retirar imediatamente. Estanca logo a saída da seiva e depois envasa-se em terreno fértil. Verá que resulta. Beijos papai joão

Greentea.
Podes usar o mesmo sistema que resulta. Eu próprio já o fiz várias vezes . Até cheguei a fazer naquelas que se compra nas feiras . Depois de as fortificar faço essa operação. beijos João

Helena disse...

Quando contemplo a natureza, respiro o cheiro de frutos e flores, bebo o som das palavras, sinto-me como um pássaro de enormes asas, voando em torno de quem tanta sabedoria partilha e transmite.
Obrigada João pelos lindos enquadramentos que por aqui venho encontrar.

Ainda vou ver o video...

Nelio disse...

João que engraçado chamam a essa flor "manhãs de páscoa" e há quem chame "estrela de natal"está um espanto,tenho várias pelo jardim ,mas nesta época não estão com flor,abrem mais para fevereiro ,março,não sei porquê.....essa planta há quem chame na Madeira enganozamente de azevinho,tenho uma parecida não tão agressiva,essa tem uns espinhos aguçados é preciso cuidado ao manuzeá-la.....

Espaço do João disse...

Nélio.
Há efectivamente azevinho, mas não tem qualqer semelhança com estes arbustos. Há os que dão bagas vermelas e os que somente dão flor.Qualquer dia faço uma postagem das duas espécies. Possuo somente o que dá flor mas na casa ao meu lado há um que está com as bagas vermelhas. Logo mostro.