sexta-feira, 21 de março de 2008

Primavera.

Urze de jardim. A primavera dá-nos destas coisas que nos fazem regalar os olhos. Esta espécie de urze , existe em diversas cores e, encontram-se nos campos. Conheço pelo menos 3 cores, branco, rosa e vermelho. Qual destas a mais bonita? Ao seu lado direito, um pequeno azevinho que também é silvestre. Esta espécie de azevinho é protegida por lei, visto entrar nas espécies em vias de extinção.

3 comentários:

Um Momento disse...

João...é maravilhoso passear por aqui...
Beijo agradecido por este belo espaço transformado em jardim:))

(*)

Nelio disse...

Essa urze é linda de mais,parabéns e trate bem dela...

Rubus disse...

Olá amigo João.
Pensei que gostaria de saber que é mais correcto é chamar-lhe Leptospermo; Erica; Falsa-Érica; Árvore-Chá; Manuka-da-Nova-Zelândia; Manuka da Nova Zelândia do que Urze.

É bastante confuso mas vou tentar explicar o melhor que consigo: Aquilo a que em Portugal se chama urze corresponde na realidade a dois 'géneros' ou tipos de plantas, em latim Erica e Calluna.

Esta planta não é nenhuma dessas é um Leptospermum scoparium, planta da nova-zelândia. Na net encontram-se os nomes acima citados e de facto se quisermos falar dela entre colegas de arquitectura chamamos-lhe leptospermo. Os outros nomes devem ter origem no Brasil e infelizmente começaram a chamar-lhe Érica e daí talvez outros passassem a chamar Urze cá em Portugal dado ser o nome vulgar da espécie em latim, Erica.

Como até tem fotos de 'verdadeiras'urzes no seu espaço sugeria que passasse a chamar Leptospermo, ou então Falsa-érica, até porque em fotos ao longe o efeito é semelhante e causa confusão. Mas a escolha é sempre sua, eheh.